terça-feira, 1 de novembro de 2011

Por que é tão difícil dirigir quando estamos aprendendo, e tão fácil depois ?


Pricila A. Pires Macedo
Graduada em Pedagoga
Especializada em Psicopedagoga

          Inicialmente temos muita dificuldade para aprender a dirigir, andar de bicicleta ou outras ações motoras complexas, as quais quando aprendidas se tornam automatizadas, fazendo daquela ação tão difícil algo tão fácil. Isso acontece porque tudo que é novo exige atenção concentração e toda uma reestruturação do nosso cérebro.
         Quando vamos aprender uma atividade motora nova, utilizamos o nosso córtex motor, os núcleos de base, o cerebelo e a medula espinhal.
         O córtex motor é formado por uma fina camada de tecido na superfície do cérebro. Logo a frente do córtex motor localizam-se as áreas pré motoras envolvidas nos planejamentos de ações e preparando a medula espinhal para os movimentos e a associação da visão dos movimentos e compreensão dos gestos.
        Os gânglios ou núcleos da base são um aglomerado de áreas interligadas que se localizam profundamente nos hemisférios cerebrais, por baixo do córtex, desempenhando um papel crucial na iniciação dos movimentos.
       O cerebelo é fundamental para o desempenho dos movimentos precisos  e complexos, sendo também uma estrutura altamente interligada com o córtex motor e também com a estrutura do tronco cerebral.
     O córtex cerebral e o cerebelo são os setores responsáveis pelo aprendizado dos novos movimentos e ações. Existe na prática dos movimentos a participação de estruturas nervosas centrais e periféricas.
       Porém, sem um impulso que realiza as ligações entre estas áreas a aprendizagem não ocorre, é  preciso iniciar um circuito do movimento. Uma vez iniciado, através de um estímulo, o impulso da parte cortical, desce através do trato piramidal1 e atinge os setores dos músculos a serem acionados.
      Os impulsos são transmitidos também ao cerebelo, porém, quando os sinais chegam aos músculos, os proprioceptores2 promovem retorno das informações ao cerebelo. Imediatamente, o cerebelo verifica se o estímulo recebido pelo setor proprioceptivo está de acordo com o que foi elaborado pelo córtex motor, sendo confirmado, sua realização é imediata e automática.    
  Esse conjunto estrutural, na realidade, é o centro regulador e censurador dos movimentos executados. O cerebelo funciona de maneira inconsciente, como grande supervisor e crítico, antes de se realizar a atividade motora e estabelece quando ela deve ser  abolida ou desencadeada  e reajustada.
      No início os movimentos são fracionados e à medida que são repetidos, gradativamente, são incorporados ao engrama3.
       Este movimento ou gesto depois de memorizado ficara armazenado, e sempre que o individuo desejar realizar, essa determinada habilidade motora particular será reinterpretada, reproduzida conforme armazenada.
      É necessário entender que o treinamento esta intimamente ligado a repetição desses movimentos, e por sua vez, ao condicionamento de gestos motores e sensoriais.
      Não basta apenas treinar por varias horas, é importante executar estes movimentos de forma correta, criando assim um padrão de movimento e gesto eficiente.
     Praticar um movimento ou gesto especifico por várias vezes, a repetição, poderá torná-lo memorizado, ou seja, criar um padrão de movimento.
            Assim podemos concluir que após repetido e aprendido a ação de dirigir , aquilo que antes era tão difícil, se  torna fácil através da capacidade do cérebro de aprender e armazenar o conhecimento, tornando-o automático.
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1 O trato corticoespinhal ou trato piramidal é uma grande coleção de axônios que viajam entre o córtex cerebral do cérebro e a medula espinhal. O trato corticoespinhal é composto principalmente de axônios motores, constituindo o componente voluntário da motricidade.
2 Propriocepção também denominada como cinestesia, é o termo utilizado para nomear a capacidade em reconhecer a localização espacial do corpo, sua posição e orientação, a força exercida pelos músculos e a posição de cada parte do corpo em relação às demais, sem utilizar a visão. Este tipo específico de percepção permite a manutenção do equilíbrio postural e a realização de diversas atividades práticas.
 3 São chamados de  engramas motores  as organizações dos movimentos na porção sensorial do córtex cerebral principalmente no córtex parietal. Na neuropsicologia, engramas composto por complexo protéico são uma forma como as memórias são hipoteticamente guardadas devido a mudanças biofísicas ou bioquímicas no cérebro (e outros tecidos neurais) em resposta a um estímulo externo. Seriam a correspondência física das recordações.

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